38 anos.png
OPINIÃO

Vapt-Vupt

Eleições tranquilas 

As eleições surpreenderam muitas pessoas. Foi tranquila em nossa região e sem registros ou ocorrências que merecessem as páginas policiais. A Internet deixou os eleitores mais informados, a prevenção de segurança aplicada pelas autoridades locais funcionou e os serviços da Justiça Eleitoral tranquilos. A apuração é que comprometeu pela demora, se comparado com anos anteriores. Na região, os prefeitos Jair da Silva Ribeiro (PP) de Frei Rogério e Alessandra Aparecida Garcia (MDB) de Santa Cecília, conseguiram a reeleição. Kleberson Lima (MDB) foi eleito prefeito de Curitibanos, Ari Bagúio (PL) eleito em Ponte Alta do Norte e Ilse Amélia Leobet (PSDB) comandará São Cristóvão do Sul.


Mulheres no comando

 Os eleitores de Santa Cecília deram uma votação expressiva nas urnas para a prefeita Alessandra Garcia (MDB), reeleita com 5.369 votos, ou seja, mais de 60% de aprovação. Fonoaudióloga de formação, identifi cou-se na administração pública e agora tem ao seu lado como vice-prefeito o médico Carlos Enrique Garcia Langer. Seis partidos formaram a coligação MDB, PODEMOS, PSL, PSB, PDT e Patriota. Em São Cristóvão do Sul, Sisi Blind (PP) deixa a prefeitura após oito anos no Executivo e será substituída por outra mulher. A professora aposentada Ilse Amélia Leobet é a prefeita a partir de janeiro de 2021 e Jucerlei Carlos Negrini vice-prefeito, eleitos com 65,66% dos votos válidos, totalizando 1.817 votos. Os eleitores optaram pela renovação de siglas partidárias. Sai o PP e entra a coligação formada por PSDB, DEM, MDB e PSD.


Juventude no poder

 Um fato relevante aconteceu nos resultados das urnas em Curitibanos e chama a atenção. Jovens políticos chegaram ao poder. O prefeito eleito Kleberson tem 44 anos e a vice-prefeita Daiane, 31 anos. O vereador eleito Lucas Guidi, 29 anos, é o mais jovem no Legislativo, e a média de idade na Câmara de Vereadores é de 44 anos. Também histórico nestas eleições a troca de cadeiras, os eleitores optaram pela mudança, permanecendo no cargo apenas três dos atuais vereadores Vilma Fontana Maciel (MDB), Lú do Ferro Velho (MDB) que era suplente e Rafael Valim (PL).


Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar. 

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711