38 anos.png
OPINIÃO

Vapt-Vupt



Preocupa

Está muito comum ver máscaras dos mais variados modelos, de tecido ou cirúrgicas, sendo descartadas de qualquer forma, até mesmo nos passeios públicos são encontradas com facilidade. Está faltando bom senso e conhecimento que este acessório deve ter seu destino final de forma correta. Colocar dentro de uma sacolinha plástica e depois para o lixo comum, não no recipiente do reciclável. Pense nisso!

 Demissões no turismo

O setor do turismo sem dúvidas é um dos mais afetados em todo o mundo. Enfrentará muitas dificuldades para sua retomada, mesmo depois de passado o período da pandemia. Segundo matéria do portal Hotelier News, publicada dia 17 de março, no período de 1º de março de 2020 a 1º de março de 2021, foram fechados no Brasil 10.209 postos de trabalho ligados diretamente com turismo.

 Cemitério informatizado

Volto ao tema, pois na última edição comentei sobre uma indicação do vereador Jair Wanderlei Pereira (PL) solicitando a implantação de sistema de informatização no Cemitério São Francisco de Assis, em Curitibanos. Gostei da ideia. Ocorre que eu desconhecia que desde o início da administração Kleberson/Daiane vinham ocorrendo tratativas com empresas para a informatização do campo santo. No dia 8 de março foi firmado contrato e os trabalhos iniciam com o cadastro dos sepultados. Na sequência vem o georreferenciamento da área para todos os terrenos, quadras, ruas e cadastro dos sepultados, conforme informou o secretário de Administração Diego Wordell. Será colocado um totem na área central do cemitério, onde a população poderá fazer a consulta facilitando a localização do túmulo. Ótima notícia, o importante é que teremos modernização no cemitério.

Ótima notícia

Todos os idosos com mais de 80 anos já estão vacinados em Santa Catarina. Foram mais de 25.000 pessoas que receberam a 1ª e 2ª dose das vacinas contra Covid-19. Aos poucos vamos vencendo a batalha com o inimigo invisível.

Li, gostei e repasso

 "Antes de julgar alguém, lembre-se que você também erra, todos os dias!" (Moto, Asfalto & Rock Roll).

Recorde triste

 Na última quarta-feira (23), os principais jornais do país traziam na capa a triste realidade de que 3.158 mortes por Covid-19 aconteceram em um único dia. E ainda encontramos pessoas bem próximas, duvidando dos estragos que o novo coronavírus vem fazendo no mundo.

Trabalho concluído

 Recebi um exemplar da Coleção Direito Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Habitus Editora, volume 27, Sistema de Repartição de Competências Legislativas em Matéria Ambiental do Brasil e da Espanha, sob a égide do federalismo, de autoria do curitibanense Armando Luciano Carvalho Agostini. A coleção traz, a cada volume, a produção fi nal do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Parabenizamos por mais esta conquista de mestrado em Ciências Jurídicas com dupla titulação entre Univali e a Universidade de Alicante, na Espanha.

Aniversário sem festa

Pelo segundo ano consecutivo os munícipes de Ponte Alta do Norte e São Cristóvão do Sul comemoram aniversário de suas cidades sem festa. Nesta terça-feira (30), os municípios comemoram 29 anos de emancipação política e administrativa. Duas cidades em pleno crescimento, com pessoas envolvidas em proporcionar desenvolvimento e comprometimento com o melhor para todos. Parabéns aos moradores e pessoas ligadas diretamente na administração pública. A esperança é que no próximo ano na festa dos 30 anos estejamos em grande comemoração, sem Covid-19.

Sem entendimento

Muitas pessoas não fazem a sua parte para controlar a pandemia. São atitudes simples, sem complicações, mas conseguem complicar. Querem ver o que falo, observe no acesso aos supermercados. O decreto estadual diz e recomenda duas pessoas por família na hora das compras. Tem supermercados que não fazem o controle e muitos clientes nem aí com a recomendação. Outros, mesmo tendo conhecimento da recomendação, entram separados para driblar o atendente. Tem estabelecimento que não faz a medição da temperatura e recipientes do álcool gel esquecidos, sem repor. Ainda é comum ver pessoas sem máscara, parecem querer afrontar as regras. Atitudes simples, com eficácia comprovada se levada à risca, mas impossível de colocar em prática. Assim é viver em sociedade!

Trabalho reconhecido

Quem tem procurado o espaço para vacinas contra a Covid-19 no Parque Pouso do Tropeiro, se depara com equipe dinâmica e trabalhos bem conduzidos. Ouvem-se muitos elogios. Assim também com o atendimento no Hospital Hélio Anjos Ortiz, relatos de familiares ou mesmo pacientes que passaram pelo tratamento da Covid-19. Trabalho reconhecido! Deus dê muita força e saúde a esses profissionais.

Consciência

Cada cidadão sabe de onde vem seu dinheiro mensal, ou no mínimo deveria saber. Portanto, é questão de respeitar cada indivíduo e seu trabalho, negócio ou aposentadoria. O comerciante necessita trabalhar, sua responsabilidade social na esfera econômica é muito importante e de grande responsabilidade (geração de empregos, recolhimento de impostos, proporcionando serviços para terceiros, etc). Ninguém tem o direito de opinar sem ter conhecimento de onde cada cidadão tira seu ganho. É uma questão de respeito e não podemos deixar de brigar por nossos direitos. Os dias estão difíceis e exigem que cada cidadão reflita sobre como a economia do país gira. Temos que colocar em prática a consciência do respeito com o próximo. Todos necessitam ganhar dinheiro para sobreviver. Momento de cautela, valorizar o próximo e sabermos dosar nossas necessidades diárias, sem esquecer que sempre existirá outro amanhã. Para todos nós, é uma nova experiência viver a pandemia. O cuidado com a saúde caminha ao lado da economia e assim estamos aprendendo a lidar com isso todos os dias. Pense nisso!

Limpeza urbana

Aos poucos a Prefeitura de Curitibanos está "vencendo" a natureza e cortando as ervas daninhas e touceiras ao longo dos meios-fios, canteiros centrais em vários bairros e Centro da cidade. A falta da mão de obra dos detentos da Penitenciária, que tinha convênio com a prefeitura, está fazendo falta ao Departamento de Obras (Devido a Covid-19 estão impedidos de trabalhar fora do complexo). Mas, vamos na real, a limpeza de alguns passeios públicos (calçadas) em frente as residências e terrenos baldios, os proprietários ou inquilinos devem fazer. (Lei Complementar 67/2010 dispõe sobre a limpeza dos imóveis). Cidade limpa, é um detalhe que ajuda para a autoestima da população.

MEC adiou visita

 A equipe do MEC, que viria a Curitibanos para avaliar a instalação do curso de Medicina na UFSC nesta semana, reagendou sua vinda para a segunda quinzena de abril ou início de maio. Motivo: situação gravíssima da pandemia. População da macrorregião na expectativa!

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711