38 anos.png
OPINIÃO

Vapt-Vupt

Por Renata Westphal

"Imaginação é a voz do atrevimento" (Henry Miller)

Gostei da Páscoa

A Páscoa é tudo de bom, é tempo de renovação. Quero agradecer a todos os envolvidos com a Associação de Voluntários Herdeiros do Futuro e a Amanda P.A. que montou a cesta de Páscoa que recebi. Adorei a mensagem, as guloseimas e o mimo. Agradeço de coração e que Deus continue olhando por todos os envolvidos na nobre causa.

Mês curto

O mês de abril com seus 30 dias e dois feriados, Paixão de Cristo (2) e Tiradentes (21), traz somente 25 dias úteis para produção. O que se tem registrado também, é que o maior dinheiro em circulação, que antes girava até o dia 15 de cada mês, "encolheu" e agora está no máximo em 10 dias. Uma boa recuperação financeira para o comércio virá com os pagamentos do novo auxílio emergencial, que inicia nesse mês.

Nova expectativa para os dois próximos meses, além das parcelas do novo auxílio, terá a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas. E assim vamos sobrevivendo...

Clima temperado

Nossa região já dá mostras de como será o Inverno. Com manhãs e noites nestes dias com temperaturas mais amenas, volto a lembrar que Curitibanos tem o clima temperado e com a temperatura média de 15°C a 25°C. O que se nota, também neste período de adaptações das estações, é a mudança no semblante das pessoas, caras mais fechadas, roupas mais pesadas e demoram mais para dar o primeiro sorriso do dia. Características de nossa gente!

Proteção

A Câmara de Vereadores de Curitibanos adaptou nas mesas do plenário placas de acrílico com objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. A ideia surgiu do vereador Bill Popinhak foi aceita por todos os edis. Acredito que esse tipo de proteção, mesmo depois de passada a pandemia, deverá permanecer em muitos locais, principalmente nos caixas de supermercados e lojas. Proteção para todos!

Como assinar?

Muitas pessoas estão pedindo como assinar o site do Jornal "A Semana".

Vou passar o passo a passo:

1) Acesse www.asemanacuritibanos.com.br;

2) Clique em Planos de Assinaturas- sugestão R$ 15 mensais;

3) Escolha a forma de pagamento;

4) Faça o seu cadastro.

Após o cadastro, basta verificar a caixa de e-mail (não esqueça de verificar a caixa de spam) e com a senha, seguir as instruções.

A imprensa do interior que informa, agrega e aproxima. Sempre nosso muito obrigado pelo incentivo.

Home office para sempre

Servidores estaduais de Santa Catarina poderão trabalhar de suas casas em home offi ce para sempre. Uma das alegações das pessoas que defendem a ideia, está na economia de aluguéis de imóveis por parte do governo e garantem maior produtividade. Projeto de Lei tramita pela Alesc e secretarias estaduais. Opiniões divididas...

Para refletir

As pessoas que defendem seu nome quando você não está por perto, sãoas melhores pessoas para se ter por perto. (Conselho dos Alphas)

Pessoa do bem

O ex-secretário de Saúde de Santa Catarina André Motta Ribeiro, que integrava a equipe do governador Carlos Moisés (PSL) que está afastado, foi bem durante sua gestão frente à Secretaria de Saúde do Estado. Atencioso, receptivo, vinha direcionando bem a pandemia e a estrutura normal do dia a dia da pasta. Agora, com o convite da governadora em exercício Daniela Reinehr para que a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) assumisse a Secretaria de Saúde, vejo como positivo. Talvez por conhecê-la e acompanhar seu trabalho, mas tenho certeza que a Saúde catarinense está em boas mãos. Que Deus dê muita saúde e sabedoria para Carmen, mulher de fibra, dedicada e que conhece muito bem a realidade da saúde em Santa Catarina. Quem sabe será ela (talvez nossa "Força Superior" quis assim) a pessoa que assinará por definitivo o convênio tão esperado ente o Hospital Hélio Anjos Ortiz e o Estado. 

Orientação de trânsito

Com a nova Lei de Trânsito 14.071/20, que passa a valer a partir do dia 12 de abril, está proibido motociclistas levarem na garupa crianças menores de 10 anos (antes era 7 anos), ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança. Quem desrespeitar a regra está sujeito à infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e suspensão direta do direito de dirigir. 

Reflexo da pandemia 

Preocupante ler nos noticiários o aumento de registros policiais com agressões entre as pessoas, envolvendo parentes, vizinhos ou amigos, isso quando o desentendimento não acaba em tentativa de homicídio. As agressões não ocorrem somente em nossa cidade, mas por todos os cantos do país, reflexo da pandemia. A paciência acabou, o regramento, distanciamento, proibições, desemprego, aumentos descontrolados de preços dos alimentos, levaram muitos indivíduos ao estresse.

Mas, sempre tem uma solução! Observe ao seu redor e se algum familiar apresenta essa alteração, procure conversar, orientar e mostrar algo de bom que possa amenizar a situação. Um bom diálogo faz toda diferença. O momento é de cautela e paciência, muita paciência... 

Duras realidades 

· Se você já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, não se recomenda afrouxar as medidas de proteção, como o uso da máscara, lavar as mãos com maior frequência e uso do álcool em gel e manter o distanciamento.

· Muitas pessoas que passaram pela Covid-19 em hospitais nas UTIs, ou com internamento de longo período nas Enfermarias, requerem tempo e dedicação de familiares para o pronto restabelecimento pós-tratamento hospitalar. Sequelas das mais variadas atingem os pacientes que contraíram o vírus.

· A falta de alimento na mesa de muitas famílias brasileiras é pura realidade. Agravou com a pandemia. Você não precisa se esforçar muito para constatar a situação, verá aqui mesmo em nossa cidade essa triste realidade. Observem as "visitas" em seus espaços destinados para depositar o lixo doméstico..

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711