38 anos.png

CURIOSIDADES
30 Abril 2021 10:01:00
Autor: Fonte: Segredos do Mundo


Em suma, composição química das lágrimas é diferente dependendo de seu motivo. Por exemplo, se são emocionais ou causadas por uma irritação ou bocejo a composição varia.


Existem mais formas de vida vivendo na sua pele do que humanos habitando a Terra. Esta, certamente, é uma das curiosidades do mundo mais impactantes.


Uma pesquisa publicada pela revista Nature Neuroscience afirma que a atividade cerebral é única. Ou seja, ela não é igual em ninguém, assim como quanto as impressões digitais.


Cerca de 2.500 pessoas canhotas morrem a cada ano. Porque inúmeros acidentes são causados por equipamentos e ferramentas criadas para destros.


Em 2006, um australiano tentou vender a Nova Zelândia (o país) no eBay. A propósito, o preço chegou a 3 mil dólares. Contudo, quando o sistema do eBay percebeu do que se tratava, seus administradores suspenderam a oferta.


Mais de 1.000.000 de euros são jogados na 'Fontana de Trevi' (Itália). De tempos em tempos a prefeitura de Roma recolhe as moedas e doa para a caridade.


A maioria dos sanitários em Hong Kong utilizam água do mar. Isso acontece para conservarem ao máximo a pouca quantidade de água doce que tem disponível.


Uma série de meteoritos provenientes de Marte caíram na Terra, no deserto de Marrocos, em julho de 2011.


CURIOSIDADES
19 Março 2021 11:02:00


Em média, cada pessoa perde quatro quilos de pele morta em um ano


Charles Osborne teve uma crise de soluços que durou, nada mais nada menos que 69 anos. Começou em 1922, quando pesava um cervo para sacrificá-lo e só parou quando ele já tinha 97 anos.


O cérebro é um órgão extraordinário. Isso porque comanda todo o organismo humano. Além disso, é o único que não pode sentir dor.


Quando você fala para si mesmo, por exemplo, enquanto lê, essa 'voz' interior é acompanhada de movimentos muito sutis da laringe.


As três famílias mais ricas do mundo têm mais dinheiro que a riqueza dos 48 países mais pobres do mundo.


Os homens são seis vezes mais propensos a serem atingidos por um raio do que as mulheres.


É mais provável que uma pessoa morra com um coco caindo sobre a sua cabeça do que por um ataque de tubarão.


Em Nova York (EUA) é proibido vender uma casa mal assombrada sem avisar ao comprador.


Quer atrair um felino? Invista na colônia "Obsession For Men", de Calvin Klein. Os tigres, jaguares e leopardos adoram esse cheiro.


Leonardo Di Caprio recebeu esse nome, porque enquanto sua mãe observava um quadro de Leonardo Da Vinci, na Itália, ele deu um chute em sua barriga. E ela entendeu o acontecido como um sinal.


Em Las Vegas você pode dirigir uma escavadora dentro de uma caixa de areia gigante. A atração faz parte de um parque temático da cidade.


O único planeta do Sistema Solar que não tem nome de um deus, é o nosso.


Todas as sextas-feiras confira mais curiosidades sobre o mundo e o universo.

Fonte: Segredos do Mundo


CURIOSIDADES
19 Fevereiro 2021 08:00:00

Risco no dentista


No século 19, os molares de algumas pessoas explodiam sem aviso prévio. Em suma, a explosão era causada pelos produtos usados para cobrir cáries.


Sem reconhecimento 


A cerveja não era considerada uma bebida alcoólica na Rússia até o ano de 2011. Afinal, até então era classificada como um refresco.


Acessiblidade


Cerca de 2.500 pessoas canhotas morrem a cada ano. Porque inúmeros acidentes são causados por equipamentos e ferramentas criadas para destros.


Percepção 


Se algum dia você estiver procurando algo, olhe da direita para a esquerda. Por estarmos acostumados a ler da esquerda para a direita é mais fácil as coisas passarem despercebidas.


Dias mais longos


A rotação da Terra está diminuindo gradualmente. A propósito, ela roda 17 milissegundos mais devagar a cada 100 anos. O que isso quer dizer? Que nossos dias estão cada vez mais longos. Mas nem tanto assim, só conseguiríamos notar daqui a 140 milhões de anos, quando um dia passaria a ter 25 horas.


Todas as sextas-feiras confira mais curiosidades sobre o mundo e o universo.


VARIEDADES
06 Outubro 2019 08:30:00
Autor: Por AS

Risco nos mares

Na Era da Exploração (séculos XV a XVII), a alimentação não era uma coisa muito boa nos navios. A falta de vitamina C levava os marinheiros a terem uma doença chamada escorbuto, que matou mais marinheiros do que as tempestades



Dragão moderno

O Dragão Frilled é um pequeno lagarto que vive nas florestas da Austrália. Em volta do seu pescoço, há uma espécie de babado, que se expande quando está assustado. Quando ameaçado, o Frilled separa-se do seu próprio rabo, fugindo e o deixando para trás, para que confunda seu inimigo.



Vênus habitável?

Um estudo realizado pela Nasa indicou que Vênus poderia ter sustentado um ambiente perfeitamente habitável, por bilhões de anos, até que algo o transformou, praticamente, em uma estufa infernal. Hoje, o planeta tem sua superfície, coberta por lavas e composta principalmente por dióxido de carbono e ácido sulfúrico. As densas nuvens causam a elevação da temperatura a tal nível que é capaz de derreter até chumbo.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


29 Setembro 2019 08:30:00
Autor: Por Fatos Curiosos


BATMAN MAIA

Muito antes do personagem da DC Comics existir, há cerca de 2.500 anos, um homem, vestindo uma cabeça de morcego, já era cultuado pelos maias. A criatura, que vivia na escuridão, era chamado de Camazotz, um deus ligado à morte e aos sacrifícios.




METRÔ PROIBIDO

O lendário Metrô 2 corre paralelo ao Metrô 1, em Moscou, na Rússia. Segundo a lenda, ele conecta-se ao Kremlin por meio da sede do Serviço de Segurança Federal. E, se for verdade, esse metrô foi mantido privado.




LEITURA DE CRÂNIO

A frenologia era um ramo da psicologia que se tornou popular no início do século XIX. O médico Franz Joseph Gall e seus seguidores acreditavam que a personalidade e a inteligência de uma pessoa seriam capazes de se formular pela forma do crânio e as pessoas usavam isso para "ler o caráter" de outra.



Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


22 Setembro 2019 10:57:00

QI CRIATIVO


Com um QI em torno de 210, Shakespeare está entre os QIs mais altos da história. Ele foi um dos escritores e dramaturgos mais renomados do mundo, somando o total de 37 peças e 154 sonetos. Autor de obras clássicas da literatura é considerado o segundo escritor mais citado do idioma inglês.


MAIS FORTE QUE O AÇO


A teia de aranha é conhecida como um dos materiais naturais mais sólidos do mundo. Os fios de proteína, que formam a intrincada teia com que as aranhas capturam suas presas, são cinco vezes mais fortes que fios de aço do mesmo diâmetro e podem ser esticados até quatro vezes o seu comprimento sem se partir.


DIFERENTÃO


Astrônomos descobriram um exoplaneta 'diferentão' em nossa vizinhança galáctica. O LTT 1445Ab tem nada mais nada menos do que três sóis vermelhos. O exoplaneta foi descoberto graças aos dados coletados pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), um satélite "caçador de exoplanetas" da última geração da Nasa.

Confira mais curiosidades na edição impressa disponível em todas as bancas ou através da assinatura. 

Saiba como assinar. 


09 Junho 2019 11:43:00
Autor: Por AS

GENES AZUIS

Em um estudo de 2018, pesquisadores analisaram 487.647 genes de pacientes para procurar tristeza. Eles concluíram que 15 regiões de genes são capazes de dar ao indivíduo sentimentos de isolamento e tristeza. Por fim, o argumento do estudo é que até 5% da solidão humana pode ser uma herança genética indesejada.


(Foto: Divulgação) /

PLANETA BRILHANTE

Vênus não possui um campo magnético global, o que significa que ele não deveria brilhar, mas brilha, e brilha muito, até em seu lado noturno. Uma teoria que tenta explicar isso é que o brilho de Vênus vem de uma quantidade rastreável de óxido nítrico. Assim, o Sol fragmentaria as moléculas do planeta em átomos e moléculas menores, liberando o excesso de energia como luz.

(Foto: Divulgação) /




02 Junho 2019 07:00:00

Festival de Famadihan

(Foto: Divulgação) /

Cuidar do túmulo dos parentes é uma coisa que várias pessoas fazem ao redor do mundo. Mas os moradores de Madagascar fazem mais do que isso. Uma vez a cada sete anos, os moradores de Famadihan pegam os corpos de seus parentes mortos dos caixões, dançam com eles, fazem procissões e festas. Eles fazem isso porque acreditam que a alma do homem não deixa esse mundo até que o corpo esteja completamente destruído.



26 Maio 2019 10:23:00


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Todo mundo acha estranho quando ouve uma gravação da própria voz e pensa que não soa daquele jeito. Isso acontece porque nós nos escutamos com uma mistura de sons que passam pelos tímpanos, pelo ar e pelo osso da orelha interna. Quando escutamos uma gravação, esse som passa apenas pelo ar. O resultado é diferente do que imaginamos e nos causa estranheza. 


12 Maio 2019 08:30:00



O arco-íris noturno ou lunar é gerado pela Lua e difere do habitual arco-íris solar pelo brilho mais suave e, para o olho humano. É geralmente visto como branco, embora as cores possam ser obtidas numa fotografia tirada com uma exposição prolongada. Ele pode ser observado em locais onde há cachoeiras ou, muitas vezes, sob certas condições: a Lua cheia ou quase cheia deve estar baixa no céu, que deve estar escuro. Esse tipo de arco-íris aparece no lado do céu oposto à Lua e é comparável, em tamanho, ao solar.


07 Abril 2019 07:00:00

Modelo virtual

(Imagem: Divulgação)/

Em 2018, Shudu chamou a atenção de todos por sua beleza e tornou-se popular quando a página da marca de maquiagem de Rihanna republicou a imagem. Todos estavam curiosos para saber mais sobre Shudu, quando descobriram que na verdade ela não existia, era apenas resultado de uma arte criada em 3D. O responsável por isso foi o fotógrafo Cameron-James Wilson. 

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



31 Março 2019 09:50:00


(Foto: Divulgação)

Tatuagem que vibra

A empresa finlandesa fabricante de celulares, Nokia, achou que só o celular com o modo vibrar não era o suficiente e quis dar um passo a mais. A empresa patenteou a tatuagem que vibra, para que as pessoas sejam alertadas quando seus telefones estiverem tocando.

Emprego estranho

No Japão, algumas empresas contratam pessoas para experimentarem o sabor e a qualidade dos alimentos destinados a cães. O testador, além do paladar, deve mensurar ao cheiro do produto e as questões nutricionais. A renda estimada para esse tipo de contratação é em torno de 10 ou 20 mil ienes por dia, algo entre R$ 330 a R$ 680, em conversão direta.

Teste natural

Até a década de 1970, sapos eram usados como utilitários de teste de gravidez na Flórida. Eles eram colocados no xixi da mulher e, se colocassem ovos lá, significaria que a mulher em questão estava grávida.



03 Março 2019 08:13:00

Comemorações de Carnaval 


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Espanha

O Carnaval de Pontevedra, na Espanha, nasceu com a morte de um papagaio que existiu realmente por volta de 1900. Reza a lenda que a ave encantava a todos com seu palavreado e irreverência, até que morreu de tanto comer, bem na época de Carnaval. Comovida, a comunidade organizou um velório e um enterro, que se repete ano após ano em Pontevedra.

Itália

Em Satriano de Lucania, na Itália, os foliões se vestem de árvore para comemorar o Carnaval. No domingo de Carnaval, os "rumit" andam pelas ruas das cidade em silêncio e, vestindo ramos de plantas, batem às portas oferecendo bons presságios para a próxima Primavera em troca de doações de alimentos ou pequenas quantidades de dinheiro.

Canadá

Em Quebec, no Canadá, a festa é abaixo de zero. Uma das brincadeiras tradicionais é mergulhar na neve usando apenas roupas de banho. Também há shows, desfiles, competições esportivas e queima de fogos.

Suíça

A comemoração acontece na cidade de Basileia e é considerada a maior festa protestante do mundo. Tudo começa com o ritual "Morgestraich", quando as luzes da cidade são apagadas e a população acende lanternas e caminha pelas ruas usando máscaras. O som é composto por flautas e tambores.


24 Fevereiro 2019 16:02:00


(Foto: Divulgação)

Silêncio

Este é o lugar mais silencioso do mundo: a câmara anecóica. Dizem que se alguém passar muito tempo aqui, pode ficar louco, uma vez que será capaz de escutar o seu próprio sangue correndo pelas veias que existem em sua cabeça.

Buda não era príncipe

Não há bases históricas para acreditar que, de fato, Buda era um príncipe, apesar de muitas lendas o retratarem como tal. Acredita-se que seu pai, na verdade, fosse uma espécie de líder regional da organização social em que vivia Buda, e que se assemelhava a um sistema republicano em oposição à monarquia. Sua família era muito importante dentro desse sistema político.

O país mais obeso

Todo mundo afirma que os Estados Unidos da América é o país mais obesos do mundo, porém, isso não é verdade. No ranking mundial, ele está em 11° lugar. Kuwait é considerado o país com maior índice de obesidade do mundo. O número de obesos do país chega a 42,8%.

Mistura enganosa

Manga com leite faz mal? Essa foi um tabu criado na época da escravidão, quando era mais fácil fazer os escravos acreditarem que não era bom tomar leite depois de comer muita manga. Bem, hoje, se você gosta de sorvete de manga, por exemplo, sabe que isso é tudo besteira.



17 Fevereiro 2019 09:05:00


Sabor espacial

Em uma viagem espacial, os alimentos são desidratados e colocados em embalagens, em forma de pó ou pasta. Na hora de comer, é preciso adicionar água ao alimento e consumi-lo com um canudo.


Origem do dilúvio

Alguns estudiosos acreditam que o Dilúvio são lembranças de uma enorme inundação que aconteceu na Mesopotâmia. Algum tempo atrás, arqueólogos estavam escavando o túmulo de Ur e encontraram uma camada de argila que dividia duas culturas. Segundo eles, apenas uma inundação catastrófica dos rios Tigres e Eufrates poderia levar a esse tipo de fenômeno.


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


10 Fevereiro 2019 08:50:00

Inteligência mentirosa 

(Foto: Divulgação)/

Existe um algoritmo que permite que os robôs possam escolher mentir e fazer com que nós humanos nunca descubramos. 

Pedido excêntrico 

Clive Palmer, um político australiano, mandou fazer uma cópia exata do Titanic. Em construção desde 2013, a nova versão do navio será mais moderna e segura. Ele conta com a sua nova aquisição pronta até 2022. 


Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



03 Fevereiro 2019 06:23:00

Modelo virtual


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Em 2018, Shudu chamou a atenção de todos por sua beleza e tornou-se popular quando a página da marca de maquiagem de Rihanna republicou a imagem. Todos estavam curiosos para saber mais sobre Shudu, quando descobriram que na verdade ela não existia, era apenas resultado de uma arte criada em 3D. O responsável por isso foi o fotógrafo Cameron-James Wilson.

Passeio longo

Plutão foi descoberto em 1930 e, mesmo depois de tanto tempo, ele ainda não deu uma volta completa no Sol. Para você ter uma ideia, ele só completará uma volta completa ao redor do Sol em 2178.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


25 Janeiro 2019 10:39:00

Tragus e antitragus


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma pequena protuberância nas orelhas, chamada de tragus, nos ajuda a perceber sons vindos de trás, intensificá-los e determinar de onde estão vindo. O antitragus faz o mesmo, mas com os sons vindos da frente.

Pago para nada

Na França, Charles Simon, operador ferroviário, recebeu por 12 anos cerca de 5,4 mil euros para não fazer absolutamente nada, devido a um desentendimento com seu chefe. Simon denunciou um esquema de fraude de milhões de euros a alguns superiores, foi removido de seu posto de trabalho e informado que seria designado a outro posto. Isso nunca aconteceu.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


20 Janeiro 2019 10:57:00
Autor: Por AS

Planta parasita

Ron Sveden estava sentindo fortes dores no peito, até que um dos lados do seu pulmão entrou em colapso. Ao fazer um Raio-X, ele descobriu que uma ervilha estava germinando no seu peito. Sim, estava crescendo uma árvore de ervilha no pulmão do homem. E o pior é que ela começou a se espalhar pelo resto do seu corpo.


(Foto: Divulgação) /

Poliglota

Com apenas oito milhões de pessoas, Papua Nova Guiné fala mais de 800 línguas. Essa diversidade linguística é por causa das tribos que habitam o país e menos de 20% da população mora em centros urbanos. Isso fez com que as línguas com raízes diferentes evoluíssem sem nenhuma influência externa.

Para conhecer mais curiosidades como essas, leia a coluna Almanaque, na edição impressa do "A Semana".  

Saiba como assinar.


13 Janeiro 2019 08:48:00


POPULAR

O escritor inglês William Shakespeare é o autor mais citado em todo mundo, só perdendo para a bíblia.




MÁQUINAS DE COMER

Os bebês sentem cheiro e sabor bem antes de nascer, através do líquido amniótico. Quer saber de uma coisa mais bizarra? Nós possuímos papilas gustativas na língua, já os bebês recém-nascidos possuem na boca toda, desde a parte de trás da garganta até nas amígdalas.


Essas e outras curiosidades você fica sabendo na coluna Almanaque, da edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.



Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711