38 anos.png
OPINIÃO

O poder da liderança feminina na adversidade

'A paridade de gênero está sendo levada a sério no empreendedorismo'

Por Helen Mesquita


(Foto: Divulgação) /

Em meio a um período tão difícil em que vivemos por conta da pandemia do novo coronavírus, que assolou a saúde e a economia mundial, saber que o Brasil manteve pelo quarto ano consecutivo uma mulher em primeiro lugar no ranking dos 100 melhores líderes do país é a prova da importância feminina na adversidade. Esse ranking, realizado pela Exame, com 2.366 entrevistados entre julho e dezembro de 2020, contemplou 22 novos líderes e mais mulheres do que nas edições anteriores. Na liderança do ranking está Luíza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

A paridade de gênero está sendo levada a sério no empreendedorismo. Fatores como o aumento da transparência, o relato de diferenças salariais entre homens e mulheres e o diálogo público estão levando os executivos a perceberem como essa mudança é necessária. Não é à toa que muitas empresas estão delegando metade dos cargos de liderança (diretoria e cargos acima) para mulheres.

A presença feminina no poder segue o exemplo mundial e, nesse momento delicado de pandemia, elas ganharam destaque na mídia e nas redes sociais pelas medidas colocadas em prática para combater a atual crise global de saúde, a exemplo da Noruega. A presença da mulher na liderança traz diversidade à tomada de decisões, com características peculiares de empatia e colaboração, tão importantes nesse momento.

A capacidade da mulher lidar com as adversidades também será retratada no livro 'Mulheres incríveis e suas histórias de superação', no qual tive o prazer de ser uma das coautoras com mais 19 mulheres com histórias incríveis de superação. A obra, com prefácio escrito por Luíza Helena Trajano, chega em um momento crítico, com o objetivo de inspirar outras mulheres que de alguma forma estão sendo afetadas pela pandemia, seja em questões pessoais, profissionais ou financeiras. A ideia é que, ao compartilharmos nossas histórias, possamos fortalecer as mulheres e mostrar que é possível vencer desafios e obstáculos. Hoje, conseguimos definir qual é o nosso papel na sociedade e na liderança em todos os sentidos.

(Foto: Divulgação) /



Helen Mesquita - Advogada



Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711