38 anos.png
ESPORTE

Fazendo história

Este ano a ADC colocou Curitibanos entre as melhores equipes de Santa Catarina

Por Rubiane Lima


(Foto: Rubiane Lima) /

"Êêê vamo vamo, ADC, vamo vamo ADC, êêê". Embalados por este grito de guerra ecoado pelo Ginásio Onofre Santo Agostini (Onofrão), a ADC Berlanda Curitibanos Futsal tem conquistado os corações curitibanenses e elevado o nome do município aos mais altos pódios estaduais, colocando, definitivamente, a cidade no mapa do futsal. Este ano, a equipe realizou mais um sonho de seus torcedores ao ser convidada para retornar para a Federação Catarinense de Futsal, com a oportunidade de jogar entre os melhores times catarinenses, além de estar entre jogadores da Liga Nacional. 

Para a diretoria e equipe técnica, tudo isso só é possível graças a dedicação extrema de cada um que apoia o grupo, seja como patrocinador, sócio-torcedor, atleta, dirigente ou defensor do esporte curitibanense. O presidente da diretoria da ADC João Brandalize explica que este foi um dos anos mais difíceis para a equipe. "Já seria difícil sem a pandemia, pois acabamos mudando para jogar o Campeonato Catarinense de Futsal. Só aí já é um desafio, pois das nove equipes participantes, cinco jogam a Liga Nacional", relata, ainda, que há uma semana para começar o campeonato, tudo foi modificado pela Covid-19. "Nosso orçamento caiu pela metade, os jogos foram adiados, jogadores dispensados. Ficamos por muito pouco de nem voltar mais este ano. Mas a ADC precisava se manter viva pensando na sua continuidade e foi isso que fizemos", recorda o presidente.

>>>> Confira fotos da ADC na Série Ouro 2020

A garra do time mostrada em quadra, pode ser considerada reflexo do que é feito nos bastidores, com diretoria que se dedica de forma voluntária e se doa em prol do grupo. "Para o time estar em quadra, são vários detalhes envolvidos. Este ano, tivemos todo o protocolo da Covid-19, envolvendo um monte de burocracia e testagem de todos que iam para quadra. Mas contamos com a ajuda de diversas pessoas. Nossos patrocinadores, apoiadores e o nosso sócio-torcedor mantêm a grande parte dos custos envolvidos no projeto. Sem essa ajuda, fica impossível manter a equipe disputando os campeonatos", conta João.

Mesmo com as dificuldades, ele destaca que 2020 foi positivo, com o vice-campeonato do sub-18, com equipe composta somente por atletas curitibanenses e que mesmo sem remuneração, defenderam a camisa e chegaram a final invictos. No adulto, encerrou em 5º lugar, frente a potências do futsal nacional e sendo eliminado pelo time que se sagrou campeão. "Em 2021 esperamos trabalhar ainda mais nossa base, criar condições de trabalharmos com grupo maior, usar o nome ADC em trabalhos sociais, levando o futsal para mais pessoas no município. Acreditamos que o esporte pode fazer muito pela população", conclui, agradecendo aos jogadores, comissão técnica e a todos que ajudam o time de alguma maneira.

Entrega

Conhecido por ser um técnico que joga junto com a equipe, Roberto de Castro (Betinho) comanda a ADC desde 2017 e de lá para cá, coleciona 18 títulos, entre eles o de campeão da Liga Catarinense de Futsal, Sub-18 Estadual e Joguinhos Escolares de Santa Catarina. Para ele, encerrar ano tão atípico entre os melhores é motivo de orgulho. "Começamos o ano com uma equipe e terminamos com outra. Passar por reestruturação no meio do trabalho não é nada fácil, sabíamos do compromisso e o quanto seria difícil, mas fizemos uma boa campanha e, sem dúvidas, subimos mais um degrau na história da ADC", conta o técnico.

Para 2021 ele adianta que o objetivo é manter a equipe unida, com a intenção de trazer mais vitórias para Curitibanos. "Essa é uma cidade que respira futsal, nós gostamos daqui, temos uma diretoria que faz de tudo por nós, patrocinadores e torcedores que mantêm o projeto funcionando e apoio do poder público. Já deixamos um legado, mas estamos sempre com o pensamento em construir mais e elevar o nome de Curitibanos", conclui Betinho.


Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711